Avançar para o conteúdo

Astronomia

Apresentação

O objectivo principal do 3º Ciclo de Estudos (doutoramento) em Astronomia é formar futuros astrofísicos/investigadores altamente qualificados num contexto de investigação internacional, fornecendo igualmente todas as valências necessárias para uma inserção profissional noutras áreas relevantes para a sociedade. As subáreas da Astronomia que estão acessíveis através deste Ciclo incluem: Ciências Planetárias e Sistemas Planetários, Astrofísica estelar, Astrofísica extragalática, Cosmologia, Instrumentação e Sistemas para as Ciências do Espaço.

Procura-se assim atrair alunos, nacionais ou estrangeiros, licenciados ou com um 2º Ciclo em Astronomia, Física, Matemática e áreas afins. Adicionalmente, e tendo em conta a crescente componente tecnológica dos projetos em Astronomia ligados às grandes agências internacionais como o ESO e a ESA, atrair também alunos com formação diferenciada, nomeadamente em áreas tecnológicas de engenharias e sistemas, informática, entre outras. 

Saídas profissionais

De um modo genérico, o Doutoramento em Astronomia abre oportunidades de carreira, a nível internacional, em áreas para as quais a formação interdisciplinar é uma mais-valia importante. Exemplos incluem:

  • Docentes do ensino universitário nas áreas de astronomia e astrofísica, ciências físicas em geral, e em ciências e tecnologias para o espaço.
  • Investigadores em institutos ou unidades de investigação, nacionais ou estrangeiras, incluindo-se as organizações internacionais de que Portugal é estado membro, como o ESO e a ESA.
  • Técnicos altamente qualificados para apoio ao funcionamento de infraestruturas nas ciências do espaço, incluindo observatórios (e.g. ESO), missões espaciais (e.g. ESA) e laboratórios de desenvolvimento tecnológico para as ciências e tecnologias do espaço.
  • Profissionais em empresas/indústria onde a formação interdisciplinar (incluindo aspetos de programação avançada, “machine learning” e ciência de dados) é uma mais-valia, mas em particular na indústria ligada a tecnologias e serviços para o espaço que vai deste o software até hardware para detetores e equipamentos utilizados em observações a partir da Terra e no espaço.

Língua

Inglês

Propinas

Duração

3 anos

Vagas

Total - 10
1ª Fase - 4
2ª Fase - 6
3ª Fase - Sobrantes
Nº Mínimo - 1 estudante

condições de acesso

  • Titulares de Grau de mestre ou equivalente legal em astronomia, física, química, matemática, ou numa área de engenharia ou tecnologia, sistemas, informática ou outras, relevantes para a astronomia e instrumentação astronómica, e/ou processamento, análise e gestão de dados e imagens;
  • Titulares de grau de licenciatura em astronomia, ou equivalente, detentores de um curriculum escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
  • Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Os candidatos devem ter um bom domínio, falado e escrito, da língua inglesa.

Informações adicionais

TESTEMUNHOS

CONTACTOS DO CURSO​​

  • Diretor do Curso: pd.ast.diretor@fc.up.pt
  • Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: pd.ast@fc.up.pt